O grupo

O Grupo Artpalco foi fundado em 17 de Março de 2001 sob a coordenação de George Henrique Silva. Iniciado em parceria com a Central de Serviços Voluntários do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e com o Projeto Amigos da Escola, o grupo fez sua primeira apresentação aberta ao público: o Espetáculo Teatral “ARTE SOB ARTE”, apresentado em Agosto do mesmo ano, no Teatro Rondon Pacheco, na qual o ingresso da estréia foi 1 Kg de alimento não perecível que foi destinado à Central de Voluntários. O trabalho envolveu 38 adolescentes das escolas piloto do Projeto Amigos da Escola.
Em Setembro de 2001, o grupo se desvincula-se das instituições de apoio ganha autonomia, porém continua a fazer trabalhos voluntários para a sociedade, massem a coordenação da Central de Voluntários e Amigos da Escola.
Desde então, o grupo continuou o seu trabalho com 15 integrantes, criando e montando espetáculos infantis, adultos e trabalhos de vitrine viva. Entre esses, os que mais se destacaram foram:

·         UM DIA A CASA CAI (de Tancredo Lucas Barbosa e Saulo Gonçalves) apresentado de abril a novembro de 2002;
·         ADOLESCÊNCIA & FRAGMENTOS (do Grupo Artpalco com textos de Nelson Rodrigues e Sam Shepard) apresentado de Maio/2002 a Março/2003; e
·         APOCALIPSE: ENTRE O BEM E O MAL (de Tatiane Cristina e Élder Ramos) apresentado de Abril a Setembro/2003.

A partir de Outubro de 2003, o grupo Artpalco reduziu o seu elenco e começou a desenvolver técnicas teatrais sob a direção de Leonardo Siqueira, apoiado a textos como OS TRANSVIADOS de Amaral Gurgel e MORRENDO POR DINHEIRO de Elaine Gilo da Silva e Maximiliano Lourenço Lopes.
Em Junho de 2005, o grupo começou a desenvolver o próximo trabalho para apresentação: CASOS INSANOS, apresentado em Outubro e Novembro e 2005. A idéia foi montar uma comédia de situações com personagens inusitados com referências do cotidiano. Os textos foram adaptados de diversos autores.
O grande sucesso da peça fez com que o grupo seguisse uma proposta até então inovadora na região: trabalhar uma comédia de situações com personagens fixos e histórias que vão se modificando de três em três meses. A partir daí, vários personagens foram criados e através de vários brainstormings o grupo montou o espetáculo CASOS INSANOS – 2ª DOSE, agora então de autoria própria e sob a direção de Susilene Feolli.
“Dose”, porque a idéia criativa da peça é a de uma terapia contra mau humor e os problemas que levam a população à insanidade, por isso o cartaz e todo o material gráfico da peça “2ª Dose” remete a uma caixa de remédios de tarja preta.
Com o sucesso e repercussão regionais da 2ª Dose, o grupo expandiu seu trabalho, levando personagens e adaptações de Casos Insanos para seus clientes empresariais. Fortalece-se então o trabalho empresarial do Grupo.
Devido ao clamor dos fãs, nasce em 2006, Caso Insanos 3ª DOSE, consolidando-se no mercado de entretenimento e cultura da região, fidelizando público e clientes e conquistando a cada apresentação um novo recorde de público.
No final de 2006, o grupo faz sua apresentação de aniversário reunindo mais de 700 pessoas na Acrópole. Seu primeiro recorde histórico de público para uma única apresentação, no cenário de Uberlândia.
Em 2007, com a desligamento de Dagmar Talga e Deivid Ozborges do elenco, surge a 4ª Dose com novos integrantes no elenco fixo da peça: Viviane Mota, Wagner Bárbara e Fabiane Mendes. O sucesso impõe uma agenda extensa de apresentações e o grupo de novo faz história sendo o primeiro grupo da cidade a fazer uma temporada de apresentações com o mesmo espetáculo.
Ainda em 2007, o grupo expande mais sua linha, criando o Casos Insanos Overdose, que foi apresentado no anfiteatro da CDL.
Nesse ano, o grupo ArtPalco se destaca no cenário de apresentações teatrais empresariais e fideliza clientes importantes como o Martins, Grupo Algar, Cargil e Rewit Recursos Humanos, apresentando-se em eventos internacionais destas empresas.
Em 2008,  firma importante parceria com o Espaço Corpore, e abre suas portas ao público com o Grupo Artpalco Escola de Teatro.
Além disso, outro destaque foi o lançamento de CASOS INSANOS 5ª DOSE, primeiro semestre de 2008 com uma apresentação para mais de 2500 pessoas realizada no Center Convention em Uberlândia. Aqui, mais uma vez, o grupo registra seu pioneirismo sendo o primeiro grupo da cidade a se apresentar no local, o que abriu o espaço para outras montagens como Terça Insana, Os melhores do Mundo, Tom Cavalcante e outras locaiz.

 Ainda em 2008 (segundo semestre) houve o lançamento do primeiro DVD do grupo CASOS INSANOS - UMA DOSE DE BOM HUMOR e da 4ª Dose Turnê Nacional que tinha o objetivo de percorrer várias cidades do país. Porém, devido a problemas com a produtora, foi adiada por tempo indeterminado. 


Em 2009 estréia o espetáculo CASOS INSANOS O INÍCIO que conta de uma maneira diferente como tudo começou. Nascia outro mega sucesso que levou sozinho mais de 3000 pessoas ao teatro e marcou a entrada de um novo integrante do elenco: Thiago Scalia.


Em 2010 foi criado o primeiro Espetáculo de improvisação do grupo, SALADA INSANA e marcou também a entrada do novo elenco do grupo, composto por: Paula Caetano, Marina Lima, Rodrigo Ribeiro, Aline Alves, Eurico, Cristiano Jhow e Dimitri Labrea.


No ano de 2011, assume a produção geral do grupo o então ator Wagner Bárbara. O produtor George Henrique, juntamente com uma das atrizes fundadoras do Grupo, Tatiane Cristina, muda-se para Araguaína-TO e funda uma filial do Grupo Artpalco. Já sob a nova administração em 2011 o grupo manteve o funcionamento da Escola de Teatro e criou o espetáculo SALADA INSANA 2° TEMPERADA já com um elenco mais condensado devido a saída de três atores da 1° temperada da peça e CASOS INSANOS The Greatest Hits.


Uma história com mais de 10 anos, marcados por sucessos e grandes lutas e isso faz valer o lema adotado pelo grupo: "Tudo vale a pena se a alma não é pequena"